Período: abril e maio de 2012
Duração: Dois meses.
Justificativa: As famílias de hoje são bem diferentes de antigamente, seja na estrutura familiar, na quantidade de filhos e nos costumes. Através deste projeto será mostrado que cada família tem sua cultura e uma estrutura que devem ser respeitadas. A escola tem como papel educar para a vida, iniciando seu trabalho com a valorização da criança e sua família.
Objetivo Geral: Perceber que as famílias podem ser compostas de diferentes maneiras e que cada família tem seus costumes distintos.
Objetivos específicos:
· Ler as imagens e reconhecer as idéias nelas contidas.
· Conhecer diferentes modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
· Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades e opiniões, preferências e sentimentos.
· Identificar alguns papéis sociais existentes em seu grupo de convívio.
· Identificar algumas características de sua família.
· Identificar quantidades utilizando a linguagem oral e escrita.
· Contar oralmente nas brincadeiras ou em situações nas quais a criança reconhece a necessidade.
· Identificar noções de grandeza (maior/menor).
· Expressar idéias através do desenho.
· Identificar características de diferentes paisagens.
· Criar pinturas, desenhos, colagem com base em seu próprio repertório.
· Comparar quantidades de objetos e pessoas (mais/menos)
· Favorecer o gosto pelas músicas.
· Desenvolver atitudes de colaboração compartilhando as suas vivências;
Metodologia: As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação do professor e aluno em sala de aula.
Desenvolvimento:
Eixo Linguagem oral e escrita.
· Entrevista com as famílias (hábitos e costumes).
· Conversa em roda sobre a entrevista de cada família.
· Questionar o que cada família gosta de fazer nos finais de semana e depois ilustra.
· História: Vamos pescar?
· Texto coletivo
· Escrita espontânea
· Pesquisa gravuras de diferentes lugares que as famílias moram.
· Teatro a casa dos beijinhos.
Eixo Natureza e Sociedade.
· Comparar através de fotos a diferença entre uma família do passado e outra do presente.
· Pedir para as crianças levarem uma foto de sua família para mostrar aos colegas.
· Questionar as crianças sobre os costumes de sua família.
· Alimentação saudável:
· Pontos turísticos da cidade que as crianças costumam visitar.
Eixo Música
· Se eu fosse um peixinho
· 1,2,3 indiozinhos.
· Caranguejo não é peixe
· Músicas que serão apresentadas na comemoração ao Dia da Família.
Eixo Artes
· Desenhar a família.
· Desenhar o lugar onde você e sua família moram.
· Painel de trabalhos
· Porta retrato utilizando palitos de picolé
· Quebra-cabeça
· Pintura
· Fantoches família
· Releitura do quadro “ O pescador” de Tarsila do Amaral.
Eixo Movimento
· Pescaria
· Danças
· Dobradura
· Cantigas de roda.
Eixo Matemática
· Registro da quantidade de pessoas que compõem a família e também a parte a quantidade de irmãos.
· Questionamento e registro se a criança é o filho mais velho, mais novo, do meio ou filho único.
· Elaboração de gráfico.
· Contagem
Recursos utilizados: Histórias: A casa dos beijinhos, fotos da família, fantoche, cd com músicas que se referem a família.
Culminância: Apresentação das músicas com danças na apresentação na festa da FAMÍLIA. Confecção de um álbum com as atividades.
Avaliação: A avaliação será através da observação e registro por parte do professor em sala de aula frente a participação e o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de forma individual e coletiva durante as atividades propostas.
.
Faixa etária: Educação Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário