segunda-feira, 18 de junho de 2012

Projeto: Vivendo em família

 
Período: abril e maio de 2012

Duração: Dois meses.
Justificativa: As famílias de hoje são bem diferentes de antigamente, seja na estrutura familiar,  na  quantidade de filhos  e nos costumes. Através deste projeto será mostrado que cada família tem sua cultura e uma estrutura que devem ser respeitadas. A escola tem como papel educar para a vida, iniciando seu trabalho com a valorização da criança e sua família.
Objetivo Geral:  Perceber que as famílias podem ser compostas de diferentes maneiras e que cada família tem seus costumes distintos.
Objetivos específicos:
·         Ler as imagens e reconhecer as idéias nelas contidas.
·         Conhecer diferentes modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
·         Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades e opiniões, preferências e sentimentos.
·         Identificar alguns papéis sociais existentes em seu grupo de convívio.
·         Identificar algumas características de sua família.
·         Identificar quantidades utilizando a linguagem oral e escrita.
·         Contar oralmente nas brincadeiras ou em situações nas quais a criança reconhece a necessidade.
·         Identificar noções de grandeza (maior/menor).
·         Expressar idéias através do desenho.
·         Identificar características de diferentes paisagens.
·         Criar pinturas, desenhos, colagem com base em seu próprio repertório.
·         Comparar quantidades de objetos e pessoas (mais/menos)
·         Favorecer o gosto pelas músicas.

·         Desenvolver atitudes de colaboração compartilhando as suas vivências;


Metodologia: As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação do professor e aluno em sala de aula.
Desenvolvimento:
Eixo Linguagem oral e escrita.
·         Entrevista com as famílias (hábitos e costumes).
·         Conversa em roda sobre a entrevista de cada família.
·         Questionar o que cada família gosta de fazer nos finais de semana e depois ilustra.
·         História: Vamos pescar?
·         Texto coletivo
·         Escrita espontânea
·         Pesquisa gravuras de diferentes lugares que as famílias moram.
·         Teatro a casa dos beijinhos.

Eixo Natureza e Sociedade.
·         Comparar através de fotos a diferença entre uma família do passado e outra do presente.
·         Pedir para as crianças levarem uma foto de sua família para mostrar aos colegas.
·         Questionar as crianças sobre os costumes de sua família.
·         Alimentação saudável:
·         Pontos turísticos da cidade que as crianças costumam visitar.

Eixo Música
·         Se eu fosse um peixinho
·         1,2,3 indiozinhos.
·         Caranguejo não é peixe
·         Músicas que serão apresentadas na comemoração ao Dia da Família.
Eixo Artes
·         Desenhar a família.
·         Desenhar o lugar onde você e sua família moram.
·         Painel de trabalhos
·         Porta retrato utilizando palitos de picolé
·         Quebra-cabeça
·         Pintura
·         Fantoches família
·         Releitura do quadro “ O pescador” de Tarsila do Amaral.
Eixo Movimento
·         Pescaria
·         Danças
·         Dobradura
·         Cantigas de roda.
           
Eixo Matemática
·         Registro da quantidade de pessoas que compõem a família e também a parte a quantidade de irmãos.
·         Questionamento e registro se a criança é o filho mais velho, mais novo, do meio ou filho único.
·         Elaboração de gráfico.
·         Contagem
            Recursos utilizados: Histórias: A casa dos beijinhos, fotos da família, fantoche, cd com músicas que se referem a família.
Culminância: Apresentação das músicas com danças na apresentação na festa da FAMÍLIA. Confecção de um álbum com as atividades.
Avaliação: A avaliação será através da observação e registro por parte do professor em sala de aula frente a participação e o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de forma individual e coletiva durante as atividades propostas.
.

                                                                      

Faixa etária: Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário